Quem Você Ajuda


Cursinho Popular Tereza De Benguela

Vitória / ES

Cursinho popular fundado em 2019 no bairro Forte São João, periferia da cidade de Vitória, com o intuito de trazer maiores oportunidades ao jovens de toda a Grande Vitória ingressar em uma Universidade publica. Um dos focos do CPTB é manter relação direta com os grêmios estudantis assim como sindicatos da área da educação.


Cursinho Comunitário Camponês e Popular

Governador Valadares / MG

O Cursinho Comunitário Camponês e Popular é um projeto de extensão da UFJF Campus GV que busca contribuir com a preparação de jovens de baixa renda e de escolas públicas para a realização do ENEM e vestibulares.


Escola de Música de Brasília

Brasília / DF

É uma escola de música muito conceituada, referência internacional. Além das aulas práticas e teóricas, tem Orquestra Sinfônica, Coros e Madrigais. É um escola muito única e vamos ter desafios. Devido ao atraso das comunicações digitais, tocar junto será impossível e precisaremos de muita tecnologia para contornar.


Emancipa Educação Popular

A Rede Emancipa é um movimento social de educação popular que desde 2007 constrói um importante trabalho voltado à educação de jovens de escolas públicas. O principal foco de atuação da Rede Emancipa tem sido a organização de cursinhos populares pré-universitários para atender à demanda represada dos estudantes de escolas públicas pelo acesso ao ensino superior em geral, e às universidades públicas em particular.


Cursinho Popular Rosa Luxemburgo

São Paulo / SP

Somos um cursinho popular situado na comunidade do Tupi, Jardim Angela, atendemos alunos de alta vulnerabilidade que tem como unica possibilidade de ingresso no ensino superior a universidade pública. Acreditamos que é possível ocupar a universidade com diversidade social!


Cursinho Popular 14 de Novembro

São Paulo / SP

Somos um cursinho popular de quebrada. Que luta pela inclusão do preto pobre na Universidade pública que é sua por direito.


PEP EMAÚS - IFCE

Fortaleza / CE

Somos um cursinho popular que funciona como projeto de extensão do Núcleo de Estudos Afro brasileiros e Indígenas - NEABI do IFCE campus Fortaleza em parceria com o projeto social EMAÚS e funciona na Casa do Saber que é um projeto comunitário no Bairro Pirambu localizado na periferia de Fortaleza que atende mais de 150 crianças e adolescentes da comunidade. Nosso projeto PEP EMAÚS - IFCE Por Um Novo Tempo conta com 30 estudantes da comunidade e arredores matriculados gratuitamente e contam com aulas de 10 disciplinas que são ministradas por bolsistas integrantes do NEABI - Campus Fortaleza.


Pré-Vestibular Popular Pantera Negra

Niterói / RJ

Nosso Pré Vestibular Popular traz no seu nome uma referência ao Partido dos Panteras Negras e aos seus militantes, que travaram uma luta histórica contra o racismo nos Estados Unidos, marcando gerações do mundo todo. Acreditamos em um futuro melhor para os jovens que ainda têm pouco acesso à universidade e a empregos dignos. Nos organizamos na Casa da Utopia, em Niterói, um local de articulação dos movimentos sociais da cidade.


Athos Bulcão

Brasília / DF

O Grêmio Athos Bulcão é composto por alunos dos três anos do ensino médio. Nosso maior objetivo é representar os nossos alunos de forma que a nossa convivência e estadia na escola sejam a melhor possível.


Rede Ubuntu de Educação Popular

São Paulo e Itapecerica da Serra / SP

Somos um coletivo de Educação Popular que atua nas Periferias de São Paulo (Capão Redondo e Jardim Ângela) e Itapecerica da Serra (Jacira) preparando Jovens pretos pobres e Periféricos para ingressarem no ensino superior


PODEMOS+

4 em São Paulo; 12 em MG e 1 no Rio de Janeiro

A Rede PODEMOS+ é fruto das experiências de cursinhos populares desenvolvidas nos últimos sete anos pelo Levante Popular da Juventude. A Podemos+ parte da compreensão que a luta pela educação é elemento fundamental para a construção de uma vida digna para a juventude. Num país onde menos que ⅕ dos jovens entre 18 e 24 anos acessam o ensino superior e desses, apenas ¼ estão no sistema público. E que apenas 14% da população adulta teve acesso ao ensino superior. Sem dúvidas, a universidade brasileira é expressão de uma sociedade desigual, injusta e opressora. As marcas dessa exclusão estão, em sua grande maioria, sob a juventude negra e pobre. A disputa pelos rumos das universidades são parte da luta por um projeto de sociedade mais democrática, justa e igualitária, ou seja, um projeto popular.


Apoio ENEM

Colombo, Coronel Vivida, Foz do Iguaçu, Santo Antônio do Sudoeste, Campo Largo, São José dos Pinhais, Umuarama, Santa Terezinha de Itaipu, Medianeira, Curitiba / PR

Grupo no Whatsapp aberto para estudantes do Paraná que farão a prova do Enem 2020, com a intenção de trocar informações como PDF's, vídeos e conhecimentos, para que aqueles que não tem condições de bancar um cursinho particular tenham a oportunidade de acessar diferentes materiais de estudo


Curso Preparatório Luísa Maim

Juiz de Fora / MG

O curso preparatório Luísa Maim nasceu das atividades do coletivo União do Santa Cândida a partir da demanda de assistidos que sonham com o ingresso na universidade, sonho que se tornou mais difícil em função da pandemia. Dessa forma um grupo de professores, assistente sociais, pedagogas, entre outros resolveram unir seus esforços para atuar junto a comunidade, periférica, negra e LGBTQI+ oferecendo gratuitamente seus conhecimentos para que essas pessoas tenham a chance de disputar uma vaga universitária